Estreia a 2 de Outubro às 21h30 no Auditório do Teatro das Beiras

 
2 a 18 de Outubro, às 21h30 no Auditório do Teatro das Beiras (de terça a sábado)
 
 
O Teatro das Beiras estreia “Hotel de Província” de Aleksandr Vampilov, um espectáculo construído a partir da comédia em um acto, “Incidente com um compaginador”, com encenação de Gil Salgueiro Nave.
 
A acção desenrola-se num hotel estatal algures na longínqua Sibéria onde o protagonista, um funcionário público de irrelevante importância social, se comporta como um cacique de poderes ilimitados, excedendo-se no seu exercício. Os conceitos de ordem e disciplina ganham um estranho sentido absurdo e incongruente num pequeno mundo donde parece ter-se ausentado a sensatez e a humanidade. A chegada de um novo hóspede ao hotel e uma vez equivocada a sua identidade, põe toda a estrutura de poder e chefia em causa, o hotel entra em colapso e desmorona-se caoticamente.
Como em outros momentos da história do teatro, também aqui a comédia é a forma de exorcizar fantasmas e pôr a ridículo os “poderosos” mesmo se o seu poder é mesquinho, insignificante e efémero.
Vampilov denuncia nesta comédia, a corrupção não apenas nas altas instâncias, mas nos mais pequenos funcionários, insignificantes  sem identidade mas que mesmo assim exercem o seu escasso poder de forma tirânica.
Apesar da sua curta carreira, interrompida tragicamente aos trinta e cinco anos de idade, Vampilov marcou definitivamente uma nova geração de autores, podendo mesmo falar-se do teatro russo pós Vampilov, onde é latente a memória de Tchekov ou Gogol.
 

Pequena biografia sobre o autor:      

 

 Aleksandr Vampilov nasceu em 1937 na aldeia de Kutulik, na  região de Irkutsk na Sibéria no seio de uma família de professores. Uma vez terminados os estudos primários transfere-se para a cidade de Irkutsk onde continua os estudos; ali ingressa na Faculdade de Filologia e começa a escrever os seus primeiros textos literários sob o pseudónimo de A. Sanin. A partir de 1958 imprimem-se os seus primeiros contos na imprensa juvenil da região. Em 1960 termina os estudos universitários  e no ano seguinte vê editada a sua colecção de textos  humorísticos intitulada “ Conjunção de circunstâncias.”

      Após uma ampla produção narrativa começa a escrever teatro, ainda que as suas obras  tenham  tardado muito tempo antes em encontrar o caminho dos palcos; praticamente toda a sua obra foi estreada após a sua morte em Agosto de  1972 no lago Baikal: durante uma caçada aos patos ( que paradoxalmente, é o título de uma das suas obras mais importantes) a barca em que se transportava afundou-se e arrastou consigo Aleksandr Vampilov que morreu afogado. No dia seguinte completava 35 anos.

 
 
Ficha artística
Tradução: Luís Nogueira (a partir da tradução inglesa)
Encenação: Gil Salgueiro Nave
Cenografia e figurinos: Luís Mouro
Iluminação e Sonoplastia: Vasco Mósa
Interpretação: Fernando Landeira, João Ventura, Luís Campião, Rui Raposo Costa, Sónia Botelho e Teresa Baguinho
 
Advertisements

,

  1. #1 by Nuno Lourenço on Setembro 30, 2008 - 4:30 pm

    Exmos. Senhores,

    pelo presente solicito o seguinte pedido de esclarecimento: para assistir à estreia da peça “Hotel de Província”, agendada para o próximo dia 2 de Outubro, é necessário efectuar marcação prévia? Se sim, de que forma posso fazê-lo?
    Grato pela atenção dispensada.

  2. #2 by teatrodasbeiras on Setembro 30, 2008 - 4:46 pm

    Caro Nuno,

    não é obrigatório fazê-lo, mas aconselho-o a tal, para garantir o seu lugar. Pode fazê-lo através dos e-mail geral@teatrodasbeiras.pt ou por contacto telefónico através de 275 33 61 63 e 96 305 59 09.

    Atenciosamente,
    Pelo Teatro das Beiras
    Vanessa SIlva

  3. #3 by Patrícia Ventura on Outubro 3, 2008 - 2:53 pm

    Parabéns ao meu sobrinho, que apesar de não o ver tenho a certeza que foi um espectáculo! Parabéns e boa sorte a todos aí!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: