Festival Y#10 – 21 e 22 de maio “histórias magnéticas enquanto o meu cabelo crescia”

Org.: Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã

21 e 22 de maio, às 10h00 e às 14h30 no Auditório do Teatro das Beiras
Sérgio Pelágio

Direção artística e música original: Sérgio Pelágio

Narração e interpretação: Isabel Gaivão

Texto original: Isabel Minhós Martins

Ilustrações: Madalena Matoso

Assistência de ensaios: Sílvia Real

Interpretação e coordenação do atelier: Sérgio Pelágio [guitarra elétrica], Isabel Gaivão [voz]
Direção de Produção: Ana Teresa Real
Produção executiva: Vânia Faria

 

Sinopse:

 

No âmbito do projeto Histórias Magnéticas de Sérgio Pelágio, «Enquanto o meu cabelo crescia», uma história inédita de Isabel Minhós Martins.

 

Histórias Magnéticas é um projeto do guitarrista e compositor Sérgio Pelágio, que consiste na composição de bandas-sonoras para histórias infantis. O resultado é uma história-contada-concerto para guitarra elétrica e voz.

O projeto é composto por um espetáculo com cerca de trinta minutos, seguido de um atelier com a duração de uma hora. No espetáculo, a guitarra elétrica e a voz são os principais protagonistas. A utilização de imagens projetadas complementa esta relação. O atelier é dirigido pelos dois intérpretes. Aqui as crianças são estimuladas a construir uma partitura/história feita de elementos variados – recortes, palavras, desenhos e outros – partindo de uma procura dos sons escondidos num texto ou numa imagem.

 

Enquanto o meu cabelo cresciaé uma história à volta de cabeleireiros, penteados, confidências, aparências, mudanças de visual, sonhos e frustrações relacionados com a imagem.
Pequeno excerto da história:

“É preciso compreender os cabelos” costumava dizer a Mila sempre que aparecia alguém novo no salão.

“Porque só compreendendo os cabelos percebemos o que se passa dentro das cabeças.”
“Por exemplo: falta de brilho indica falta de música: pontas espigadas, necessidade de falar; cabelos embaraçados, problemas com os vizinhos…”

No Salão, havia quem dissesse que a Mila tinha uma grande imaginação.
Mas quem dizia isso eram as clientes acidentais. As outras, todas as outras que não faltavam uma semana, acreditavam em cada palavra sua e eram capazes de a defender com a própria vida.»

 

 

 

 

Biografias:

 

Sérgio Pelágio nasceu em Lisboa e iniciou os seus estudos musicais em guitarra cla´ssica com 12 anos de idade. Mais tarde, descobriu o Jazz e a mu´sica improvisada e tocou, entre outros, com David Liebman, Andy Sheppard, Graham Haynes, Frank Lacy, Norma Winston, John Abercrombie, Sylvia Cuenca, Ma´rio Franco, Bernardo Sassetti e Ma´rio Laginha, com quem gravou o CD Hoje (1994, Farol Mu´sica Lda). Em 1992, criou o grupo Idefix, e editou o CD Idefix live (1992, Miso Records).

Em 2002 editou Bandas sonoras para pec¸as de Francisco Camacho e Vera Mantero 1993-97 (2002, Miso Records).

Trabalhou como compositor para os coreógrafos Paulo Ribeiro, Paula Massano, Joa~o Galante, Teresa Prima, Vera Mantero, Francisco Camacho e Sílvia Real. Em 1998, fundou com Sílvia Real as Produções Real Pelágio, dupla responsável pela criação da trilogia Casio Tone, Subtone e Tritone. O seu trabalho foi apresentado em Espanha, Franc¸a, Alemanha, Be´lgica, Ita´lia, Holanda, Eslove´nia, Reino Unido, Irlanda, Hungria e EUA. Criou em 2009 o projeto para a infa^ncia Histo´rias Magne´ticas.

 

Isabel Gaivão nasceu em 1963. Estudou teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e no Herbet Berghof Studio em Nova Iorque. Trabalhou em televisão e em teatro com diversos encenadores, destacando-se JER (ensemble Jer), Lui´s Castro (Karnart) e Alexandre Lyra Leite (Inestética). Trabalha regularmente com crianças em workshops e aulas de expressão dramática. Participou em vários projetos destinados a público infantil, tendo trabalhado nomeadamente com João Carneiro, Mário Trigo, Rui Pisco. Em 2009, iniciou a sua colaboração com Sérgio Pelágio no projeto Histórias Magnéticas.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: