Almeida Garrett na Escola Secundária da Quinta das Palmeiras

“Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett

pela Companhia de Teatro de Braga

8 de maio, às 11h00 e às 14h30 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras.

Imagem

Numa organização do Teatro das Beiras, a Companhia de Teatro de Braga apresenta na Covilhã a peça”Falar Verdade a Mentir” de Almeida Garrett, para os alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Os espetáculos realizam-se em 8 de maio, às 11h00 e às 14h30.

Sobre o espetáculo:

Com Falar Verdade a Mentir voltamos a Almeida Garrett, na tentativa de “revelar”, aos espectadores, a partir da nossa prática, as ideias que subjazem na estrutura dramática da peça e que, a nosso ver, se mantêm com uma surpreendente actualidade. A luta do Autor romântico, pela revolução nas Letras, no Teatro Português e, porque não dizê-lo, na Política nacional, pode ser lida através desta comédia de costumes, que nos mostra ainda hoje um “retrato fiel” da nossa idiossincrasia e do nosso viver colectivo.

Com Garrett estamos na verdadeira modernidade, sem perder tempo com o culto do passado, que encontramos noutros autores.

Com Falar Verdade a Mentir podemos observar, num ritmo de comédia e com humor corrosivo, como a natureza do discurso se cruza entre o passado, a falsa moral, a aparência e o novo olhar dos tempos e das desilusões do Presente, consoante os personagens em jogo.

Com Garrett e Falar Verdade a Mentir são razões estéticas e ideológicas que enformam o discurso teatral. O cerne da revolução romântica, quer quanto à observação do social e do político, quer quanto à natureza do discurso poético ou literário.

Com Garrett estamos na promoção do “sujeito” em instância estruturante de si mesmo e do mundo em que evolui. E essa dinâmica está explícita nos discursos dos vários personagens.

Falar Verdade a Mentir: um divertimento teatral num espaço/tempo de debate e experimentação.

Autor: Almeida Garrett | Encenação e Dramaturgia: Rui Madeira | Elenco: André Laires, Carlos Feio, Jaime Monsanto, Rogério Boane, Solange Sá e Thamara Thais | Cenografia: Carlos Sampaio, Rui Madeira | Figurinos: Sílvia Alves | Criação vídeo: Frederico Bustorff Madeira | Criação Sonora: Luís Lopes | Design gráfico: Carlos Sampaio | Fotografia: Paulo Nogueira

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: