Encenador de “Provavelmente uma pessoa”

Gil Salgueiro Nave acompanha-nos mais uma vez na produção de um espectáculo. Dando o seu cunho como encenador em “Provavelmente uma pessoa”, Gil Salgueiro Nave traz toda a sua experiência para este espectáculo com estreia em Outubro em Évora.

Encenador, actor e músico. Nascido em Belmonte, a 3 de Fevereiro de 1955.

Após intensa actividade ao teatro amador antes da década de 70, ingressou em 1979 na Escola de Formação Teatral do Centro de Cultura de Évora. Desde sempre ligado a projectos de descentralização cultural, trabalhando com as companhias de teatro: Bonifrates, Centro Dramático Intermunicipal Almeida Garrett e principalmente no Centro Dramático de Évora, onde tem praticamente desenvolvido a sua actividade como actor, músico e encenador. Ultimamente tem assegurado uma presença regular no projecto do Teatro das Beiras, sediado numa região onde é originário.

Como actor participou em dezenas de espectáculos e contactou  com autores diversos como: Aristófanes, Gil Vicente, Bem Jonson, Cervantes, Mérimé, Marivaux, Goldoni, Tchekov, O’Casey, Raul Brandão, Valleinclain, Pirandelo, Buchner, Brecht, Edward Bond, Michel Vinaver, entre outros.

Dos muitos encenadores com que trabalhou destacam-se: Mário Barradas, Luís Varela, Fernando Mora Ramos, José Peixoto, Pierre Etiene Heyman, Jean Pierre Sarrazac, Pedro Alvarez Osório.

Das duas dezenas de encenações que realizou destacam-se autores como: Gil Vicente, Anrique da Mota, António Ribeiro Chiado, Lope de Rueda, Miguel de Cervantes, Carlo Goldoni, Sean O’Casey, Garcia Lorca, Tennessee Williams e outros autores contemporâneos como Helene Parmelin, Françoise Pillet e Michael Ende.

Participou em vários estágios sobre teatro e animação cultural, expressão dramática, semiótica teatral, teoria e prática Alexander e dramaturgia contemporânea norte-americana.

Tem experiências esporádicas na área do cinema.

Tem integrado grupos de trabalho como pedagogo especialmente na Escola de Formação Teatral do Centro Cultural de Évora e ensinos artísticos na Universidade de Évora.

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: