Espectador 200.000 no Dia Mundial do Teatro

O Dia Mundial do Teatro foi celebrado pelo Teatro das Beiras, em conjunto com o Município de Seia, com o espectáculo “A Neve”, uma adaptação e encenação de José Carretas do livro “Contos” de Vergílio Ferreira.

O espectáculo apresentado em 27 de Março, na Casa Municipal de Cultura de Seia, foi de comemoração, também para o Teatro das Beiras que recebeu o espectador 200.000. Este espectador terá honras de convidado na próxima produção da Companhia, a peça “Ay Carmela!” de José Sanchis Sinisterra, com estreia a 15 de Abril, pelas 21:30, no Auditório do Teatro das Beiras.

“Ay Carmela!” com encenação de Gil Salgueiro Nave, conta com a interpretação de Fernando Landeira e Sónia Botelho. “Ay, Carmela!”, é hoje um texto teatral que ganhou foros de referência obrigatória quando tratamos de abordar a criação dramatúrgica dos finais do Séc. XX. Com edições traduzidas para inúmeros idiomas (alemão, francês, grego, inglês, sueco, turco, entre outros), este texto tem dado origem a um conjunto indistinto de criações teatrais um pouco por todo o mundo.

Situando a acção num contexto de confronto de carácter político e ideológico, num momento particularmente difícil para a história da humanidade, “Ay, Carmela!”, propõe-nos uma reflexão sobre questões e temas absolutamente intemporais.

A condição da arte e dos seus protagonistas perante as circunstâncias envolventes do poder. A ética dos valores não discricionários, a cultura democrática das sociedades contemporâneas, os movimentos sociais, têm em “Ay, Carmela!”, um desafio à memória como exercício de fecunda aprendizagem.

Perdidos numa noite de nevoeiro e fome, dois anónimos “artistas de variedades”, caem em território “inimigo”. Aí, em troca da “liberdade”, são obrigados a apresentar o seu espectáculo às tropas vencedoras e aos prisioneiros vencidos. Que fazer à representação para “sobreviver” em tão díspar plateia? Como resistir ou ceder sem abalar a dignidade?

José Sanchis Sinisterra na indagação pelos territórios obscuros da teatralidade, dos seus limites e fronteiras, organiza um “material cénico” desafiador da sensibilidade e inteligência dos espectadores.

Fotos de ensaio do espectáculo "Ay Carmela!"

Ficha técnica:

Encenação: Gil Salgueiro Nave | Interpretação: Fernando Landeira e Sónia Botelho | Cenografia e Figurinos: Luís Mouro | Desenho de Luz: Vasco Mósa

Advertisements

, , , , ,

  1. #1 by Pinhas on Abril 1, 2010 - 9:37 pm

    wwwmontesherminios.blogspot.com

    Por acaso, não fui eu.
    É pena. Mas também não tem importância.
    Eu e a esposa, fomos para ver a peça.
    Adorei, simplesmente fun tástica.
    Cump.

  2. #2 by Lia Soares on Abril 15, 2010 - 1:42 pm

    Na ficha técnica : Fotografia: ??????????????

    • #3 by teatrodasbeiras on Abril 15, 2010 - 2:35 pm

      Cara Lia,
      As fotografias do post são da autoria de um elemento do Teatro das Beiras.
      Cumprimentos,
      Vanessa da Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: