“Corpo Memória Desperdício” – 25 de Fevereiro às 21:30

O Teatro das Beiras tem o prazer de acolher a instalação interactiva “Corpo Memória Desperdício”, criação da Quarta Parede – associação de artes performativas da Covilhã, de 25 de Fevereiro a 11 de Março de 2010, entre as 21:30 e as 23:30, no Café Concerto do Teatro das Beiras.

Corpo, Memória e Desperdício é uma instalação interactiva, um teatro de objectos por entre o qual fluem micro narrativas que o usuário tem que descobrir para criar a sua própria história: entre o caos de cabos – os seus neurónios – e os mapas.

Este projecto, do qual hoje mostramos um work in progress, surge de uma parceria estabelecida entre a Quarta Parede e o departamento de Comunicação e Artes da UBI, com o intento de criar uma equipa interdisciplinar que envolva os alunos do Mestrado em Design Multimédia com artistas e profissionais da multimédia, do teatro, da informática e da electrónica. Do confluir de todas estas disciplinas surge a magia da interactividade: as imagens e os sons despoletados por sensores que controlam os corpos, os desperdícios e, talvez, a nossa memória.

O projecto de instalação parte de uma reflexão sobre o Corpo e o Objecto, mais especificamente, sobre as relações que o indivíduo estabelece com os objectos e a forma como estas se traduzem em Desperdício e Memória.

Os objectos focados são de várias ordens, objectos meramente utilitários de uso quotidiano; objectos de consumo rápido e fácil, objectos que se guardam pelo seu valor afectivo e objectos infantis do passado e do presente.

O desperdício é aqui trabalhado no sentido do consumo, da acumulação e do desaproveitamento a que estão sujeitos a maior parte dos objectos. Através da presença física dos objectos, esta ideia de desperdício procura também apontar para como constróem os objectos uma memória do consumo em massa e como, ao patentearem o consumo, eles acabam por representar memórias e vivências que dizem respeito a cada indivíduo em particular.

O objecto comunica para além da sua função. Fala-nos da sua relação com o Mundo e connosco. Tem determinadas cores e formas que o aproximam ou distanciam de nós, de outros objectos e de outras paisagens. Quando se diz paisagem diz-se a porção de território que o nosso olhar consegue alcançar.

Em Corpo, Memória e Desperdício os objectos pretendem funcionar como paisagens. Paisagens pequenas, grandes ou secretas dependendo do alcance do nosso olhar. Micro paisagens com ligações que emergem narrativas que fluem pelo espaço, pelo chão, pela parede e pelos objectos pendurados, para confluir numa macro paisagem, uma narrativa infinita, a narrativa do corpo, da mente, da memória, do tanto desperdício que produz, hoje em dia, a nossa sociedade.

Ficha técnica:

Co-Produção I Quarta Parede e Mestrado Design Multimédia da Universidade da Beira Interior

Concepção I Agueda Simó, Rui Sena, Sílvia Ferreira

Desenvolvimento da Instalação I Agueda Simó, Sílvia Ferreira, 1º Ano de Mestrado Multimédia: Bruno Catarino, Catarina Neves, Cátia Saldanha, Filipa Serpa, Filipa Velho, João Pereira, João Proença, Marcelo Teixeira, Marta Ferras, Miguel Estevinha, Nuno Rodrigues, Paulo Fonseca, Ricardo Ramos, Wilson Pinto

Concepção e desenvolvimento de interfaces físicas I Agueda Simó, Nuno Sousa, Sílvia Ferreira

Desenvolvimento de Sensores I Nuno Sousa

Programação Multimédia I Henrique Hurtado, Rui Brás

Vídeo I João Grancho, Sílvia Ferreira

Produção Executiva I Celina Gonçalves

AGRADECIMENTOS I Rui Garcia, Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira, Supermercado Canário, ADC – Águas da Covilhã EM, Gráfica da Covilhã, Reciascensão – Reciclagem de Sucatas Lda.

Para mais informações:

quarta parede
associação de artes performativas da covilhã
sede social: rua celestino david, lote 4, r/c dto.
6200-072 covilhã * portugal
secretariado: rua mateus fernandes, nº135, 2ºA 
6200-142 covilhã * portugal
tel.|fax: +351 275 335 686 * tlm.: +351 969 785 312
qp@quartaparede.pt * www.quartaparede.pt 
www.quartaparedecovilha.wordpress.com * www.vodpod.com/quartaparede
www.twitter.com/quarta_parede * www.facebook.com/quartaparede
Advertisements

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: